
TEREZIN
A cidade fortificada do século 18 serviu na Segunda Guerra Mundial como gueto judeu. A Fortaleza Pequena foi transformada na prisão da Gestapo nazista. Lembramos das vítimas mas também da cultura e das personagens que apesar do peso da história enfrentaram o destino com força.




















Vamos de carro ou van privada 60 km de Praga a cidadezinha de Terezín.
Lá visitamos por dentro o Museu do Gueto, Quartel Magdeburgo, Cemitério Judaico e crematório, Pequeno Forte, Sinagoga
Na cidade nos deslocamo parcialmente de carro/van e a pé
A cidade de Terezín levou originalmente nome em alemao - Theresienstadt. Pois foi fundada por José II, o filho da Maria Teresia, a quem dedicou esta cidade-fortaleza. Ela se encontra a noroeste de Praga, no ponto estratégico na direcao para a Alemanha. Na época existia lá a Prússia, um país poderoso que queria várias vezes conquistar a Praga e terras boémias.

A fortaleza dos anos 1780 apresenta o melhor da construcao defensiva da época. Imagina que sao duas fortalezas, a Pequena Forte e a cidade fortificada onde - conforme os planos - podiam ficar durante a possível guerra até 11 mil soldados!
​
Imagina que esta obra magnífica nunca foi precisa para a defesa contra os Prussianos? Porque?
​
Durante a nossa visita, vamos conhecer a Pequena Fortaleza. Ela está na outra margem do rio OhÅ™e do que a cidade-fortaleza. A Pequena Fortaleza tem fosso ao seu redor e as muralhas chegam a ter 30 metros de espessura e 3770 metros de comprimento.
Desde a entrada em funcionamento, esta Pequena Fortaleza servia como prisão.
Você lembra como começou a Primeira Guerra Mundial? O que foi o pretexto dela?
Você vai ver a cela onde foi preso o assassino Gavrilo Princip!


A fama do Terezín é sem dúvida conectada com a Segunda Guerra Mundial. Terezín nunca foi um campo de concentração no senso estrito da palavra. Isso seria uma simplificação demasiada que não corresponde aos fatos que os pesquisadores revelam.
A Pequena Fortaleza continuou servindo como a prisao - a partir de 1940 para a Gestapo nazista de Praga.
Na frente da entrada se encontra o cemitério.
​
A visita a Pequena Fortaleza com a sua guia pessoal vai durar aproximadamente uma hora. E você vai conhecer o pátio aonde chegaram as pessoas, como foi o procedimento de entrada na prisão, como eram as celas comuns e como eram as celas de prisioneiros especiais e de ficar sozinhos. Você vai ver os chuveiros e lavabos. Imagina que aqui na água fria tomavam no inverno duro local duche sem qualquer aquecimento e a roupa molhada recém-lavada grudava congelada nos corpos....
São muitas histórias de arrepiar....
​


A guia também lhe mostra a cidade de Terezín toda fortificada. A planilha das ruas corresponde a finalidade de ser organizada para o caso da guerra - as ruas são todas retas, parece uma tábua de xadrez. No centro se encontra uma praça retangular.
​
Nesta parte de cidade vamos entrar juntos aos vários edifícios que abrigam museus.
Conhecemos melhor a história da Segunda Guerra Mundial no nosso território no Museu do Gueto. Vamos ver uma sinagoga bem escondidinha numa casa local e uma réplica do dormitório judeu.
A guia leva você ao Quartel de Magdeburgo onde você pode ver como era a vida cultural no gueto judeu. A guia lhe mostrará as personagens que viveram em Terezín - atores, compositores de música, escritores e pintores que deixaram vários testemunhas bem ilustrativos sobre a vida difícil no gueto. Mas acreditamos que a cultura é algo que bem distingue


Na frente da Catedral se encontra um ponto de vista linda sobre a cidade e sobretudo um caminho ao longo do antigo Colégio Jesuíta que parece um pouco com a Ponte Carlos em Praga. Pois um lado do passeio é decorado com estátuas barrocas. Passeamos pelas ruazinhas medievais estreitas e admiramos o Castelinho (Hrádek) e Corte Italiana (Vlašský dvůr) onde existiam as oficinas da cunhagem da moeda.